Saúde pública abre nova série do Cadernos de Reportagem


A saúde pública é uma discussão que atinge todas as esferas de governo no Brasil. Pessoas sofrem em filas de hospitais e não têm seus direitos atendidos. No período eleitoral, várias são as propostas nessa área, desde melhorias em unidades de atendimento e compra de equipamentos até discussões sobre o direito ao aborto. Para aprofundar a discussão, o Cadernos de Reportagem realizou uma série de matérias sobre áreas específicas da saúde pública do Rio de Janeiro. 

Um dos temas é a maternidade. Esses assuntos são abordados em duas reportagens. Na primeira, “Brasil é líder mundial em número de cesáreas”, Carolina Lopes mostra a situação dos nascimentos no país, que são realizados por meio de cirurgia em 52% dos casos, como divulgou a pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela Fiocruz. Porém, quando se trata de maternidade, não só o nascimento está em questão, mas também o aborto. Maria Clara Pestre e Fernanda Queiroz apresentam em “Proibição do Aborto: um problema de saúde pública” diferentes opiniões a favor contra a prática do aborto. O debate inclui temas relacionados com os gastos públicos, a legislação e as mudanças propostas pelos programas de Governo no Brasil. 

No Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), Gilberto Simões abordou em “Alunos da UFF reivindicam reabertura da emergência do hospital Antônio Pedro” as demandas dos estudantes de Medicina da UFF e a importância da reabertura da emergência do hospital tanto para a formação dos estudantes de Medicina da universidade quanto para o atendimento à população.

Na matéria “Há motivos para ter medo do Ebola?”, Ricardo Faria e Bruno Gavina abordaram o tema do surto atual de Ebola e a capacitação das autoridades de saúde num possível caso de um infectado na cidade do Rio de Janeiro. Causas e sintomas da doença, bem como a análise do infectologista do HUAP, Marcos Olivier Dalston, e de representantes do Sindicato Municipal de Aeroviários do Rio de Janeiro (Simarj), compõem a última reportagem da série.

Boa leitura!

Busca Cadernos

Loading

Quem somos

Minha foto
Cadernos de Reportagem é um projeto editorial do Curso de Comunicação Social da UFF lançado em 3 de outubro de 2010.
 
▲ TOPO ▲
© 2014 | Cadernos de Reportagem | IACS