4 de janeiro de 2014


Os professores do curso de Comunicação Social da UFF Sylvia Moretzsohn e Ildo Nascimento vinham trabalhando no "Casarão", jornal já tradicional no Iacs, voltado para as questões da universidade, quando começaram a pensar na hipótese de um novo projeto de publicação de informação geral.

Daí surgiu o "Aliás," (assim mesmo, com vírgula), que propunha a realização de reportagens à contracorrente, com o objetivo de levar os leitores a refletir sobre suas certezas cotidianas. Um dos aspectos fundamentais da proposta era o projeto gráfico, que subvertia a fórmula consagrada da diagramação, de modo que os textos fossem vistos também como imagens: assim, os títulos podiam estar tanto no alto quanto no meio ou no pé da página, mas sempre integrados à redação da reportagem. Espaços em branco eram valorizados, tanto quanto fotos ou ilustrações.

O projeto voltava-se para uma prática experimental, como pensavam que devia ser um jornal laboratório: não o puro e simples adestramento dos alunos para a aplicação das técnicas habituais, mas um espaço que estimulasse a criatividade e a inovação. Essa perspectiva também influenciou o velho "Casarão", que foi reestruturado e lançado num formato maior, com periodicidade mais alargada (trimestral), como uma revista.

O "Aliás," teve vida curta: durou de 1998 a 2000. Foram cinco números publicados em papel, os dois iniciais custeados pelos próprios professores orientadores. Alguns outros números foram produzidos, mas não impressos, diante das dificuldades crônicas de estrutura na universidade. Assim, o projeto se encerrou.

Mas ressurge aqui em versão digital para impressão no formato A4, as edições 1, 2, 3 e 4, como um exemplo do que tentamos e que pode ser recuperado, revisto e transformado por quem desejar alargar o horizonte das experiências jornalísticas no âmbito da universidade.

Aliás, nº 1: abril de 1998 (Dropbox / Scribd).
Aliás, nº 2: agosto de 1998 (Dropbox / Scribd)
Aliás, nº 3: maio de 1999 (Dropbox / Scribd).
Aliás, nº 4: setembro de 1999 (Dropbox / Scribd).

Em tempo: não registramos a "marca". De repente, deparamos com a reforma gráfica do jornal O Estado de S.Paulo, que, entre outros cadernos, lançou o "Aliás," (com vírgula e tudo), suplemento dominical de cultura e política. Ficamos felizes com a coincidência.

Busca Cadernos

Loading

Quem somos

Minha foto
Cadernos de Reportagem é um projeto editorial do Curso de Comunicação Social da UFF lançado em 3 de outubro de 2010.
 
▲ TOPO ▲
© 2014 | Cadernos de Reportagem | IACS