ABI promove seminário sobre o Jornal do Brasil

17 de outubro de 2010

“O JB que nós amávamos” discute a crise da empresa e o jornal do futuro


Alguns dos maiores nomes do jornalismo brasileiro estarão no seminário que a ABI promove, nos próximos dias 20 e 21, para tratar da importância histórica, do apogeu e da crise do Jornal do Brasil, que no início de setembro deixou de circular em papel. O tema do debate de encerramento, suscitado pela decisão da empresa de manter apenas a versão on line, é mais abrangente e vem sendo objeto de inúmeras especulações: o futuro do jornal impresso no contexto atual de queda de circulação e de convergência tecnológica.

“O JB que nós amávamos” apela à memória afetiva que une gerações de jornalistas – como o grupo que criou o blog “Jotabenianos” – e leitores identificados com o que era o “seu” jornal de tempos atrás. Esse convite ao reencontro de antigos colegas oferece também uma rara oportunidade para os jovens estudantes de Jornalismo conhecerem melhor a trajetória desse jornal, em contato direto com profissionais que o transformaram numa referência para a imprensa do país.

O seminário está sendo organizado conjuntamente com o Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF e conta com o apoio da Investiplan para o suporte tecnológico à mesa final, na qual os convidados debaterão via skype.

Um time de primeira


Alberto Dines, José Silveira, Wilson Figueiredo, Ana Arruda e Cícero Sandroni abrem os debates na quarta-feira, sobre a relevância histórica do JB. A seguir, Romildo Guerrante, Alfredo Herkenhoff, Sandra Chaves, Luiz Carlos David e Aguinaldo Ramos tratam do convívio na redação de décadas atrás, dos tempos de censura, das coberturas marcantes, dos casos insólitos e surpreendentes. O lançamento do livro Memórias de um secretário: pautas e fontes, de Alfredo Herkenhoff, agora visando ao público estudantil, encerra a noite.

Na quinta-feira, Wilson Figueiredo volta à mesa para discutir as razões da crise com Nilo Dante, Paula Máiran e Suzana Blass, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. O seminário termina com a discussão sobre as perspectivas do jornal impresso, com quatro especialistas no tema: Orivaldo Perin (ex-JB e atual editor executivo do Globo), no Rio, e, via skype, Ricardo Gandour (diretor de conteúdo do Estadão), Caio Túlio Costa (professor universitário e consultor em novas mídias, após longa experiência na Folha e na direção de portais na internet), e Rosental Calmon Alves (professor na Universidade do Texas, também consultor em novas mídias, responsável pelo pioneirismo do JB na internet, há 15 anos).

Debates e documentários


O seminário articula os debates com a exibição de documentários, fotos e a apresentação do professor Ildo Nascimento, da UFF, sobre a famosa reforma gráfica do final dos anos 50, que estabeleceu um novo padrão para o jornalismo brasileiro. Uma das atrações é o curta “Um moço de 74 anos”, de Nelson Pereira dos Santos, sobre o processo de produção do jornal nos anos 60, da redação à distribuição, passando pela gráfica: notável testemunho de uma época, precioso especialmente para quem nasceu na era da internet e nem desconfia de como era fazer jornal naquele tempo. Outro destaque é o vídeo “Av. Brasil, 500”, do fotógrafo Rogério Reis, em que as imagens dos escombros da antiga sede do JB dialogam com outras de coberturas marcantes, como as das campanhas da Anistia e das Diretas Já.

Também será exibido o recente programa do Observatório da Imprensa sobre o fim da edição impressa do JB.

O seminário será nos dias 20 e 21 de outubro, das 16h às 21 horas, no auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71). A entrada é franca.

Programação

(Download da programação)


Dia 20 de outubro, quarta-feira: Evocações e análises

  • 16h: Exibição do curta “Um moço de 74 anos”, de Nelson Pereira dos Santos
  • 16h30: Exposição sobre a reforma gráfica do JB (prof. Ildo Nascimento, UFF)
  • 17h: Um jornal que fez história
Mesa: Alberto Dines, José Silveira, Wilson Figueiredo, Ana Arruda, Cícero Sandroni
  • 18h45: Exibição do vídeo “Av. Brasil, 500”, de Rogério Reis
  • 19h: “Jotabenianos”: a memória afetiva e política da Redação
Mesa: Alfredo Herkenhoff, Romildo Guerrante, Sandra Chaves, Luiz Carlos David, Aguinaldo Ramos
  • 21h: Lançamento do livro “Memórias de um secretário: pautas e fontes”, de Alfredo Herkenhoff

Dia 21 de outubro, quinta-feira: E agora?

  • 16h: Exibição do programa do Observatório da Imprensa sobre o fim da edição impressa do JB
  • 17h: As origens da crise
Mesa: Wilson Figueiredo, Nilo Dante, Paula Máiran, Suzana Blass
  • 19h: A saída para o on line e o futuro do jornal impresso
Mesa: Orivaldo Perin, Rosental Calmon Alves, Caio Túlio Costa, Ricardo Gandour

Busca Cadernos

Loading

Quem somos

Minha foto
Cadernos de Reportagem é um projeto editorial do Curso de Comunicação Social da UFF lançado em 3 de outubro de 2010.
 
▲ TOPO ▲
© 2014 | Cadernos de Reportagem | IACS