“É preciso intregar a cidade à favela...”

5 de dezembro de 2010

...e não só a favela à cidade

Por Charles Mattos

Assim terminou a mais emocionada fala do debate sobre as UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora, dia 3 de novembro, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFF. A frase de dona Edna, moradora da comunidade Vila do Ipiranga,em Niterói, resume não apenas o que foi o debate mas também como está sendo e a expectativa de como será a vida dos moradores de comunidade do Rio de Janeiro. Dona Edna talvez não faça ideia de como o seu deslize gramatical foi significativo quanto ao que deve ser feito no Rio para mudar a cidade e o estado, restruturá-los não só pra quem mora no asfalto, mas também para quem mora na favela.

Dona Edna na verdade gostaria de ter dito que era necessário promover a integração entre favela e cidade. É nesse momento que seu deslize se torna emblemático: para asfalto e favela se integrarem é necessário que cada um receba tudo que o outro possa oferecer, do asfalto para a favela, da favela para o asfalto, sem qualquer tipo de preconceito.

É aí que as UPPs esbarram. Se, por um lado, os moradores da favela passam a receber contas de luz e de água, mesmo com um serviço de má qualidade, o funk, por exemplo, discriminado no asfalto, é proibido no morro. Dessa forma, a favela recebe a cultura da cidade, mas a cultura da favela, além de não ser aceita na cidade, é proibida dentro da própria favela.

Consequência lógica dessa “paz com armas”, tão bem vista por quem não mora lá, e mesmo por quem mora, e acaba aceitando esse controle, já cansado de tanto tiroteio.

Busca Cadernos

Loading

Quem somos

Minha foto
Cadernos de Reportagem é um projeto editorial do Curso de Comunicação Social da UFF lançado em 3 de outubro de 2010.
 
▲ TOPO ▲
© 2014 | Cadernos de Reportagem | IACS