À direção do Instituto de Arte e Comunicação Social

21 de agosto de 2011

Na última sexta-feira (19 de agosto), saíamos de nossas aulas do IACS em grupo, na direção da Praça da Cantareira, quando fomos abordados por dois homens de moto, um deles armado. Em pânico, parte do nosso grupo fugiu antes mesmo de perceber a arma. Dois alunos permaneceram e ficaram na mira de um revólver até que passassem aos bandidos seus pertences, como dinheiro e celular. A outra parte do grupo se escondeu em um estabelecimento da rua. Uma das meninas caiu enquanto fugia e se acidentou nos joelhos e nas mãos, enquanto outra teve a roupa rasgada.

Infelizmente, sabemos que o que aconteceu conosco não é um caso isolado. Vários alunos, tanto do IACS quanto de outros campi, já foram assaltados na região, alguns mais de uma vez. Estudar no IACS significa se adaptar a certas regras de conduta impostas pelo alto índice de criminalidade do bairro de São Domingos: alguns alunos esperam carona de familiares ou amigos para poder deixar o local em segurança; os que não podem fazer isso se locomovem apenas em grupos; os professores costumam liberar as turmas de 22h mais cedo para que os alunos corram menor risco.

Depois do ocorrido, nós entendemos que não podemos mais arriscar nossas vidas para fazer algo que é de nosso direito – ter educação de qualidade. Pedimos, como tantos outros já pediram antes, o aumento do policiamento na região. A situação da Rua Lara Vilela não é desconhecida: deserta e mal iluminada, ela costuma ser evitada pelos moradores de Niterói. Como o nosso campus fica nela e temos aulas no turno da noite, não temos a opção de deixar de frequentá-la. Esperamos que a direção do IACS, em conjunto com a Reitoria, cobre das outras autoridades responsáveis atenção maior no caso, antes que aconteça algo pior do que perder bens materiais com um de nossos alunos, professores ou servidores.

Atenciosamente,
Aline Bonatto
Ana Lúcia Valinho
Isabela Calil
Leonardo Nascimento
Luiza Baptista
Luiza Barros
Mariana Coutinho
Raiane Nogueira

Busca Cadernos

Loading

Quem somos

Minha foto
Cadernos de Reportagem é um projeto editorial do Curso de Comunicação Social da UFF lançado em 3 de outubro de 2010.
 
▲ TOPO ▲
© 2014 | Cadernos de Reportagem | IACS