12 de maio de 2012
Versão PDF
Por Marcela Macêdo LourençoArte e Montagens de Ildo Nascimento
Locomoção prejudicada por causa dos desníveis, problemas respiratórios recorrentes pelo convívio com a poeira das ruas não asfaltadas, água acumulada nos buracos ajudando na proliferação do mosquito causador da dengue, lama por todo lado a dificultar a limpeza das calçadas. Definitivamente, a falta de pavimentação na Região Oceânica é um problema que preocupa cada vez mais os moradores do local.
Parte desse problema, porém, resulta da autorização de loteamentos em locais impróprios para moradia. O arquiteto e urbanista Luis Fernando Valverde afirma que o principal entrave para a pavimentação é a dificuldade de drenagem do solo alagadiço e mostra como esse transtorno era previsível: “A principal (dificuldade) é a necessidade de uma drenagem urbana adequada, o que em muitas áreas da Região Oceânica é complicado, por se tratar de áreas que nunca deveriam ter sido loteadas, como o entorno das Lagoas de Itaipu e Piratininga e as margens dos rios João Mendes, Jacaré e Arrozal”.
Uma pilha de reclamações
Montagem sobre fotos de Marcela Macêdo Lourenço
Roberto de Oliveira Mendonça, presidente da Associação de Moradores do Engenho do Mato, informa que recebe em média de 15 a 20 reclamações por dia relacionadas às consequências da falta de pavimentação. Isabel Cristina de Mendonça, moradora do bairro, conta que a precária situação das ruas já causou até a morte a uma mulher, que caiu em uma vala na localidade do Loteamento Fazendinha Terrabras, também conhecida como “Pau Roxo”.
Outro morador, Luiz Carlos Pires de Araújo, lamenta o estado das ruas e ressalta a dificuldade que tem para passar com o seu carro, principalmente quando chove. “Infelizmente as ruas não asfaltadas são um problema para nós. Já sofrermos quando chove, porque entra água em casa, e ainda precisamos lidar com o problema dos buracos e da lama. A entrada da rua que dá acesso à minha casa está muito ruim, tenho que passar com o carro com muito cuidado para não estragar a suspensão. Com isso, até o preço do meu imóvel se desvaloriza”.
Pequenos avanços
Montagem sobre fotos de Marcela Macêdo Lourenço
A legislação só permite a pavimentação depois que as ruas tiverem tratamento de esgoto, drenagem e meio-fio. Segundo o vereador José Augusto Vicente, que tem projetos de lei nessa área, é difícil estabelecer um prazo para que todas as ruas sejam asfaltadas, pois, além da autorização da prefeitura, as obras dependem de uma série de fatores como condições climáticas e qualidade dos equipamentos. Entretanto, ele afirma que muitas ruas já foram beneficiadas com o asfaltamento, como grande parte dos loteamentos Soter, em Itaipu, e Vale Feliz, no Engenho do Mato.
A Subsecretária de Serviços Públicos e de Serviços Concedidos de Niterói, Celeste Vasconcellos, argumenta que muitas obras já estão sendo feitas. Dá o exemplo da região de Santo Antônio, na entrada de Camboinhas, onde foi feita uma obra de drenagem que permitirá a pavimentação do local. Trata-se de um trabalho demorado e o asfaltamento é realizado por trechos. Enquanto as obras demoram, os moradores precisam aprender a conviver com o problema e aguardar as soluções.



Olhem, o asfalto não é recomendado. Quente demais para nosso clima, caríssimo e impermeabiliza o solo. A drenagem tem sim que ser feita antes. Aquel solo ali é todo área de lagamento da laguna de Itaipu e nunca deveria ter sido ocupado..muito menos ao deus dará como foi.
ResponderExcluirassociações de moradores são em geral curral eleitoral de vereadores fisiológicos.. portanto cuidado!
O pessoal do Loteamento Santo Antonio tem reclamado dos alagamentos por lá.. não vejam as notícias oficiais, nem só os orgãos oficiais, ainda mais considerando esse desgoverno que temos..
Agora considerar opiniões como do vereador Vicente, forte apoiador do prefeito é brincadeira. Esse curso que fazer um trabalho sério, ou vai imitar o gibi o fluminense?! Teje atentos!!
vejam as redes sociais. Explorem blogs não compromissados com votos. leiam mais crianças. sugerimos para começar alguns representantes da imprensa livre da cidade: abeiradourbanismo.blogspot.com.br, acordaniteroi.org e desabafosniteroienses.com.br
Boa sorte!
Gostaria que o vereador Jose Augusto Vicente me respondesse que grande parte é essa do Lot Vale Feliz q já esta asfaltada? Sou moradora do local e afirmo que não existe uma rua sequer asfaltada. Sei que asfaltar todas as ruas da RO é complicado, mas ao menos a prefeitura podia dar mais um pouco de atenção e passar máquina nas ruas com maior frequência, pois há meses nenhuma rua do loteamento passa por este procedimento. No aguardo de uma respota.
ResponderExcluirAndreia Pereira